(11) 4872-0707 (11) 4063-3550 sac@biovidasaude.com.br
Qual é o papel da afetividade no aprendizado das crianças?

Qual é o papel da afetividade no aprendizado das crianças?

As crianças entendem o mundo de diversas maneiras ao longo do seu desenvolvimento.  Esse processo se dá, a princípio, através das emoções, e após o domínio da linguagem oral, também da razão.

Tendo isso em vista, é impossível ignorar a influência do aspecto sentimental no processo de ensino, e torna-se evidente que as demonstrações de carinho e afeto são fundamentais para a evolução dos alunos.

Eles desenvolvem melhor sua memória, autoestima e sua vontade de aprender quando estão em um ambiente positivamente afetivo. Só assim vão se sentir confortáveis e realmente querer estudar.

Por isso, é importante para o processo educativo sempre demonstrar afeto de maneira saudável. Segue algumas das melhores formas de fazer isso:

  • O abraço é um ponto importante, para que a criança se sinta acolhida;
  • A promoção de rodas de conversas é muito útil para que os estudantes se sintam ouvidos;
  • Sentar-se ao lado deles enquanto desenham ou praticam alguma outra atividade criativa faz com que se sintam interessantes e confiantes no seu trabalho.

Fonte

https://novaescola.org.br/conteudo/17883/afetividade-na-educacao-infantil-a-importancia-do-afeto-para-o-processo-de-aprendizagem

Fechar Menu
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

TESTE